Menstruação sem Tabu

O projeto “Menstruação sem Tabu” tem a iniciativa de promover a dignidade menstrual, por meio de oficinas de educação menstrual em escolas e comunidades vulneráveis, para meninas, mulheres e pessoas menstruantes. A ideia surge da necessidade urgente de combater a pobreza menstrual, que envolve a falta de acesso a recursos, infraestrutura e conhecimentos sobre como cuidar da menstruação.

Em 2023, realizamos o projeto piloto no Instituto Federal Sudeste, Campus Barbacena, com os alunos do 1° ano do ensino médio integrado ao técnico, alcançando mais de 180 estudantes e totalizando 50 horas de oficinas. Diante do sucesso da experiência piloto, em 2024, temos o propósito de ampliar para mais instituições da cidade de Barbacena e entorno.

Este ano, o projeto Menstruação sem Tabu, irá atuar em duas escolas municipais de Barbacena e em uma comunidade do bairro Retiro das Rosas. Também pretendemos expandir para a cidade de Juiz de Fora, atuando em uma escola municipal e junto à comunidade do bairro Dom Bosco e ou Vale Verde.

As oficinas são conduzidas pela idealizadora do projeto, a professora Doutora Janaina Morais, que é antropóloga e educadora menstrual, possuindo vasta experiência com o tema, tendo criado uma metodologia própria de condução de oficinas, aulas e vivências sobre o assunto.

Nos encontros são abordados temas como a história da menstruação; a origem dos tabus e a pobreza menstrual; informações sobre a anatomia do corpo feminino e menstruante; ciclo menstrual; contracepção; higiene; autocuidado e saúde menstrual.

O projeto Menstruação sem Tabu é uma iniciativa da professora Doutora Janaina Morais, em parceria com o Instituto IDEIAS (Instituto de Desenvolvimento da Educação, Inclusão e Ações Sociais) e a ONG Vertente Solidária. Para o projeto piloto (2023), firmamos parceria com o Instituto Federal de Barbacena e contávamos com o apoio de colaboradores individuais, da empresa NetRosas e da CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviço) para sua realização. Em 2024, contamos com a parceria do IVERT – Instituto Socioambiental das Vertentes e, até o momento, com o apoio de colaboradores individuais e da empresa CIMEC para sua execução.

Que tal você também se tornar um(a) colaborador(a) e contribuir para a dignidade menstrual?

Estamos com uma campanha de financiamento coletivo no site Benfeitoria. Para apoiar o projeto é só acessar o link e realizar sua contribuição: CAMPANHA